Goji Berry – O que é, efeitos, Benefícios e como usar

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Quem ouve falar no goji berry pela primeira vez nem imagina que a frutinha asiática é consumida há milhares de anos pelo orientais em países como China, Tibete e Índia. Sensação do momento, a fruta é rica em minerais, vitaminas e ácidos graxos. É rica também em aminoácidos essenciais, por isso contém proteína de alto valor biológico, o que é não é comum de se encontrar no reino vegetal. A goji berry conquista pelo baixo valor calórico, uma colher de sopa contém 50 calorias. Veja a lista de benefícios do goji berry.

Benefícios do goji berry Para Saúde:

  • Ação antioxidante: A fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias e distúrbios do sistema neurológico e imunológico. Graças à grande quantidade de polifenóis, como antocianina e revesratrol, ele protege o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida como a fruta da longevi­dade entre os tibetanos.
  • Ação energética: O goji berry tem alta concentração de vitamina C, cerca de 100 gramas da fruta contém 2 gramas de vitamina C. “O consumo diário proporciona bem-estar em geral e aumenta o nível de energia e a qualidade do sono”, diz.
  • Ação imunoestimulante: A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6. Segundo a nutróloga, essas vitaminas mantêm o sistema imunológico saudável e competente.
  • Ação oftalmológica: Ricas em carotenoides, as frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, protegem os olhos. “A fruta contém também luteína e zeaxantina, dois carotenoides que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos”, completa Tamara.
  • Ação fotoprotetora: Segundo a especialista, o betacaroteno, presente no goji berry, protege a pele dos danos causados pelo sol.
  • Ação anticancerígena: “O poder antioxidadante dos polifenóis, presentes na fruta, contribui para a prevenção do câncer”, explica a nutróloga.
  • Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).
    Goji-Berry-600x330Os 10 benefícios da goji berry
  • Rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais (imunidade)
  • Rica em vitaminas do complexo B que auxiliam na constituição de células protetoras (imunidade)
  • Rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (interessante para quem quer ganhar massa magra)
  • Potente estimulante, auxilia no aumento no nível de energia e na capacidade de concentração
  • Pela ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse
  • Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes
  • Rica em fitoquímicos (carotenoide, zeaxantina, luteína e antocianina) que atuam como substâncias anticancerígenas
  • Os carotenoides são substâncias que previnem o envelhecimento da pele
  • A zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos
  • Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação
  • Pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

Chinese Goji Berries 2007. Image shot 2007. Exact date unknown.A fruta Ajuda a emagrecer?
Até o momento não foram realizados estudos que comprovem um efeito emagrecedor da goji berry. Ela tem potente ação estimulante, pode auxiliar no estímulo à prática de atividades físicas e, consequentemente, causar emagrecimento.

Links úteis:

 

Como podemos encontrar o goji no mercado?
Há três formas de encontrá-la: na forma in natura (por ser importada, é bem raro de encontrar nos mercados), desidratada (em lojas e empórios especializados em produtos naturais) e na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó (em farmácias de manipulação).

Qual a variação mais indicada para incluir na dieta?

A fruta desidratada não apresenta perda de nutrientes, além de ter poucas calorias e ser de fácil consumo durante o dia. Muitos estudos têm demonstrado que o efeito de consumir um suplemento com os princípios ativos benéficos das frutas e vegetais não trazem o mesmo benefício do que consumir a fruta em si. Nela, encontramos um pool de nutrientes e substâncias benéficas, algumas ainda desconhecidas.

Qual a quantidade diária recomendada?
Duas colheres de sopa ao dia ou 150 ml de seu suco. Ela pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã.

Como consumir o goji berry?
Podemos misturá-la a outras frutas, assim como a iogurtes, cereais, saladas ou batidas e sucos. Seu sabor é levemente amargo. Se consumido com iogurte, pode ser mais saboroso. Evite adicionar açúcar.

Existe alguma contraindicação?
Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji berry tem ação inibitória da warfarina (medicação utilizada para evitar trombose). Seu consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação.
Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450 – local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Seu consumo não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.

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